domingo, 19 de fevereiro de 2012

Sugestões de trabalhos para Feiras de Ciências da Educação Básica

A realização de Feiras de Ciências tem sido motivo de orgulho para muitas escolas nas últimas décadas.
Essas escolas, em um determinado momento do ano letivo,  abrem suas portas à comunidade e exibem a produção científica de seus estudantes.

Quero através desta página, divulgar a ciência que se produz em algumas escolas do Rio Grande do Sul, divulgando trabalhos que iniciam  ou são desenvolvidos, na sua maior parte em atividades de rotina da escola, versando sobre assuntos do cotidiano.

Ressalto que através deste registro, o material que será divulgado, não deve ser utilizado para cópia de ideias, mas servir de inspiração  para a escolha de novos problemas a serem pesquisados dentro de um tema já trabalhado. Todas as oportunidades que temos, as muitas possibilidades de exploração de material, pode servir de ponto de partida para uma nova pesquisa, ser referência para um novo trabalho e oportunizar a descoberta de que aquele tema, com determinada abordagem, já foi trabalhado em outra ocasião.

De acordo com Valderez Lima, 1997, as Feiras de Ciências são, de certa forma, uma fotografia do ensino de Ciências numa determinada região. ele retrata a realidade do ensino científico e através deste propósito, acredito que é trabalhando sobre a realidade de cada comunidade que poderemos avançar na direção de um ensino de maior qualificação.

Um outro objetivo para a divulgação de alguns trabalhos nesta área, é de que os professores de outras disciplinas poderão analisar o material, buscando aperfeiçoá-los no que seja necessário, trabalhar em sala de aula, junto aos alunos que nos próximos anos estarão expondo e divulgando seus projetos. Deste modo, estaremos dando um passo em direção à qualificação do ensino científico , partindo da realidade espelhada nas Feiras de Ciências.


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Título: Material do pré-escolar em busca de substituição


Objetivo: Incentivar os alunos do pré-escolar a trabalharem em suas atividades artísticas com material produzido pelos próprios alunos, deixando de lado o material industrializado, já pronto, encontrado no mercado.


Consideração final: A aceitação dos alunos foi imediata, tendo o projeto continuidade com uma pesquisa realizada pelos alunos após a feira escolar, para descobrir entre os demais pré-escolares do município, quais os materiais mais utilizados por professores e alunos em suas aulas. Após a pesquisa elaborou-se um manual com receitas elaboradas pelos alunos com auxílio da professora e monitora do Clube de Ciências.


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Título: Chás Medicinais


Objetivo: Levar ao conhecimento das pessoas em geral, a utilidade das plantas medicinais com fins curativos e seu cultivo, não sendo necessário comprá-las, e também alertar quanto aos perigos da automedicação.


Consideração final: Os chás medicinais são mais benéficos à saúde que os remédios da medicina alopática, pois são naturais, isto é, podem ser encontrados na natureza.


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Título: As frutas


Objetivo: Conhecer melhor as utilidades das frutas  e os gostos dos alunos da escola.


Consideração final: Concluímos que as frutas , maçã, banana, mamão e laranja, têm muitas utilidades, tanto na alimentação, como para remédio. a fruta preferida pela maioria dos alunos  é a banana.


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Título: Aditivos alimentares 


Objetivo:Constatar e criticar a presença de aditivos nos alimentos.


Consideração final: Foi constatado que embora as pessoas  sejam conscientes da presença de aditivos  químicos nos alimentos é difícil evitar.


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Título: Luz: imprescindível para as plantas


Objetivo: Descobrir a relação que existe entre as plantas e o ar.


Consideração final: Concluímos, através deste trabalho, que as plantas necessitam de ar e luminosidade, pois as que tinham abertura voltada para uma pouca luminosidade desenvolveram-se mais do que as que estavam com pouca luminosidade e com pouco ar. Vimos, também, que as plantas germinadas foram à procura da luz, pois, seus caules se direcionaram para a abertura pela qual entravam luminosidade.


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Título: A geada


Objetivo: Descobrir como se forma a geada que é muito frequente e intensa em nosso bairro, sendo que a unidade de trabalho foi "o inverno", queimando mais algumas plantas do que outras.


Consideração final: Constatamos que algumas das variedades de plantas possuem a estrutura mais resistente que outras a baixas temperaturas, sendo que em função disto umas são mais frágeis, queimando com facilidade e outras até nem se importam.


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ESTA PÁGINA ESTÁ SENDO CONSTRUÍDA. NOS PRÓXIMOS DIAS ESTAREMOS INCLUINDO OUTROS TRABALHOS QUE JÁ FORAM REALIZADOS.