Conceitos da ciência

Conceitos da ciência muito usados em livros-texto têm sofrido mudanças, mostrando que suas definições e significados estão em constante evolução. Essas mudanças implicam no ensino e exige dos professores o desenvolvimento e aplicação de novas metodologias adequadas a sua aprendizagem.
É muito comum ouvir de professores e alunos que o ensino de ciências, baseia-se em conhecimentos obtidos há mais de cem anos, e que esse conhecimento encontra-se pronto e acabado, não havendo mais nada nele que se possa mudar.
Mudanças são necessárias, para melhorar o processo de aprendizagem do nosso estudante.
Através da feira de ciências, com o envolvimento do aluno no processo de aprendizagem, podemos despertar e estimular o interesse pela ciência, proporcionar um novo desafio e identificar estudantes talentosos preparando-os de forma mais qualitativa para que possam optar em seguir na área científico-tecnológica.
Temos como uma proposta de ensino, adequar a realidade que vivenciamos na nossa escola, preparar melhor nossos educandos para terem capacidade de participar de processos de seleção que acenem com uma nova oportunidade, para uma melhor qualidade de vida no futuro.
Compreender que, o conhecimento só é adquirido com o envolvimento de cada um,e que o nosso maior desafio é enfrentar a barreira do aprendizado e somente ele, vai proporcionar as mudanças que cada um espera para a sua vida.


História
A história da ciência desempenha papel importante para ajudar o aluno a entender a natureza do conhecimento científico, ao mostrar que a atividade científica faz parte da atividade humana. O ser humano tende a tornar-se aquilo que se espera, aquilo que dele se prevê .
Dentre os cerca de 14 bilhões de células que o cérebro humano possui, apenas quatro por cento funcionam efetivamente (Losanov-1969).
Transformar as atividades e adaptá-las a sua realidade, utilizando a relação com o cotidiano permitindo um amplo espectro de abordagens é necessário para uma possível conscientização dos alunos sobre a importância do objeto de estudo da pesquisa escolhido por ele.

Definições e/ou significados
Há muitas maneiras de definir as feiras de ciências, sendo que algumas considerações estão descritas abaixo:
A palavra Ciência tem origem na palavra latina scientia, que significa conhecimento. Conhecimento é o conjunto de informações sobre a realidade, acumuladas por várias gerações.
A proposta desenvolvida nas mostras de ciências e tecnologia do CEFET-MG é a classificação dos trabalhos em didáticos, construtivos, investigativos e softwares, retomando as feiras de ciências, tendo como vertentes fundamentais as dimensões básicas.

Três exigências básicas de mudanças

A ciência é uma forma de pensar e falar sobre o mundo, que pode ajudar o cidadão a participar da sociedade, na qual a ciência e a tecnologia desempenham um papel cada vez mais importante. O ensino da ciência nas escolas brasileiras está mudando para atender a essa finalidade. Muitas dessas mudanças estão expressas nos Parâmetros Curriculares Nacionais para a área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.
Podemos dizer que as referidas mudanças organizam-se em torno de três exigências básicas:
1)conceber o estudante como o centro do processo ensino-aprendizagem. Os alunos são ativos, constroem seu conhecimento por meio de um diálogo entre as novas formas de conhecer que lhes são apresentadas na escola e aquilo que eles já sabiam de sua vivência cultural mais ampla;
2)propor um ensino que prepare o cidadão para participar do debate e da tomada de decisões na sociedade sobre problemas ambientais, sociais, políticos e econômicos que envolvam a ciência e a tecnologia. O aluno deve ser capaz de ler e interpretar textos e informações científicas divulgadas pela mídia e de usar o conhecimento científico na sua vida diária;
3)propor um ensino em que o aluno aprenda não só os conceitos científicos, mas também como funciona a ciência e como os cientistas procedem para investigar, produzir e divulgar conhecimentos.
A retomada das feiras de ciências é uma iniciativa no sentido de promover e viabilizar a interação sócio-cultural relativa às áreas da ciência e da tecnologia, a sua contribuição como espaço pedagógico no processo de ensino e aprendizagem por parte dos alunos e professores, e a contribuição como espaço de desenvolvimento integral dos alunos em suas dimensões sociais, afetivas, cognitivas e psicológicas.

Podemos classificar o evento em quatro categorias:
1)trabalhos de natureza didática: ilustrar, aplicar, mostrar, revelar, os princípios científicos de funcionamento de certos objetos, máquinas, mecanismos, sistemas;
2)trabalhos do tipo construtivo: construir para introduzir alguma inovação, propor uma solução inusitada, apresentar inventividade no processo ou solução alternativa e de material alternativo;
3)trabalho na área da investigação: pesquisa, em torno de problemas e situações do mundo científico, tecnológico ou do cotidiano;
4)trabalhos do tipo softwares: criação e desenvolvimento de programas diversos voltados para o aperfeiçoamento de serviços.

O sentido de realidade, com o conhecimento promovido pelas apresentações possui estreita relação com a forma estética e lúdica do ser, onde podemos encontrar motivação para melhorar o processo da educação.
A seguir destaco cinco atitudes ou valores necessários para desenvolver experimentos :
- Atitudes e habilidades de pesquisa;
- Incentivo a atitudes questionadoras;
- Promover a autonomia dos alunos;
- Valorizar a cooperação e o trabalho em grupos;
- Direcionar à compreensão.

Experimentação no Ensino da Física do Ensino Fundamental

Divulgar experimentos que contribuem para o tratamento de conceitos físicos no ensino Fundamental e Médio, e que utilizam materiais de fácil aquisição, permitindo sua realização em qualquer das diversas condições da escola. Os temas se situam dentro da área de interesse da disciplina.
A participação de alunos na Olimpíada Brasileira de Física de 2010, realizada em três fases, demonstrou a importância dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos nas aulas de ciências. A pesquisa aprofundada dos assuntos de física, fez com que houvesse maior desenvolvimento do assunto abordado pelo grupo.