sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Resumo de Projetos de 2012




O OLHO HUMANO E AS LENTES
 



As lentes são meios transparentes, nos quais a luz pode se propagar. Possuem duas faces esféricas ou uma face esférica e outra plana. As lentes podem apresentar dois comportamentos ópticos: a convergente e a divergente.
Os nomes das lentes são dados de acordo com sua forma, por exemplo: biconvexa, bicôncavo, convexa e côncava. A lente esférica é cada vez mais usada em nosso cotidiano, sendo que a encontramos em diversos equipamentos, como em câmeras fotográficas, projetores de imagens, na lupa e na luneta. 
 As lentes são instrumentos de ampla utilização, cuja intenção é desviar raios de luz. Denomina-se lente todo o meio transparente, homogêneo e isótropo, divididas por dois tipos distintos: convergentes ou divergentes. Sua origem não é conhecida. Acredita-se que surgiram a partir da natureza. 
Percebemos também que as lentes estão presentes em nosso dia a dia mais do que imaginamos, em câmeras fotográficas, lupas, óculos, microscópios, entre outros. Hoje em dia existem diversas doenças que afetam o olho humano. Algumas delas podem ser tratadas com o uso de lentes, presentes em óculos ou em lentes de contato, mais preferidas atualmente. Algumas dessas doenças podem ser: miopia, presbiopia e hipermetropia.
O principal objetivo de pesquisa do projeto foi sobre o funcionamento dos diversos tipos de lentes e como elas ajudam e ajudaram o ser humano nas suas tarefas do dia a dia.
A investigação sobre a origem, a formação de imagens pelas lentes,  os diversos tipos de lentes, entender como as imagens em 3D são geradas, a construção de  um experimento, a realização de uma entrevista com um técnico em desenhos 3D, a entrevista com alunos em uma escola do interior de Santa Cruz dos Sul foram atividades realizadas durante o processo do projeto.
A justificativa de escolha do assunto, foi a curiosidade em saber como as lentes ajudam o ser humano nas suas tarefas diárias, e saber como, na atualidade, as lentes são usadas para criar imagens em três dimensões. 

As imagens em 3D são formadas por uma ilusão de nossa mente, que junta duas imagens e as transforma em uma só, dando a impressão de distancia e profundidade.




Daiana Elisa Meurer
Dalana Schunke Coutinho da Silva
Marcia Cristina da Rosa
Profª Orient. Núria Meurer




Nenhum comentário:

Postar um comentário