Resumo de projetos de 2010.

Resumo de alguns projetos desenvolvidos por alunos do
Colégio Estadual Monte Alverne
Período de realização: maio à setembro de 2010.
Alunos de 8ª série.
Disciplina: Ciências - Física

PROJETO: PRESSÃO ( Diego Marth, Greyci Letícia Reis e William Lagasse)
Professora orientadora: Núria Meurer
Apresentado em 08/09/2010.

A pressão indica a concentração de uma força em determinado ponto. Os gases, assim como os líquidos, exercem pressão em todas as direções, e a pressão aumenta progressivamente conforme a profundidade, ou menor altitude. Os objetivos eram buscar descobrir as diferentes formas de apresentação da pressão na física, suas aplicações em nosso dia-a-dia, e descobrir suas características e funções. Compreendemos a partir de leituras e pesquisas de campo, que a pressão se apresenta de diversas maneiras, entre elas a pressão atmosférica, a hidráulica e a hidrostática. Baseados no Princípio de Pascal, criamos uma experiência, a boneca Sophie que mexe seus braços através de movimentos realizados com seringas, utilizando a pressão hidráulica. Através de entrevista realizada com professores da área da física, confirmamos que a pressão hidráulica é a pressão aplicada a um fluído dentro de um recipiente fechado, e que é transmitida, sem variação, a todas as partes do fluído, bem como às paredes do recipiente, e é baseado no Princípio de Pascal. Concluímos que a pressão atmosférica é fundamental para nossas vidas, sendo utilizadas no funcionamento de máquinas hidráulicas, e em usinas hidrelétricas, que usam a pressão da água para gerarem energia elétrica.


PROJETO: LENTES (Francieli Storch e Júlia Caroline Camara)
Professora orientadora: Núria Meurer
Apresentado em 08/09/2010

As lentes são usadas por muitas pessoas para correção de algum problema de visão, como miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia ou outra situação. Nossos olhos são protegidos por pálpebras e cílios. Quando piscamos, espalhamos certa quantidade de lágrima sobre a superfície do olho, protegendo-o. No olho a luz atravessa a córnea, o humor aquoso e o cristalino, que se dirige para a retina, que funciona em função invertida, O nervo óptico transmite o impulso nervoso provocado pelos raios luminosos ao cérebro. Ele interpreta e nos permite ver os objetos nas posições em que realmente se encontram. Nosso cérebro reúne, em uma só imagem, os impulsos nervosos provenientes dos dois olhos. A capacidade que o aparelho visual humano tem para perceber os relevos deve-se ao fato, das imagens que cada olho envia ao cérebro serem diferentes. Com um dos olhos, temos noção apenas de largura e altura dos objetos. Com os dois olhos passamos a ter noção da terceira dimensão, a profundidade. O objetivo da pesquisa era verificar a importância das lentes no dia-a-dia para algumas pessoas que apresentam problemas da visão. A fim de identificar dificuldades de visão entre alunos do Colégio Estadual Monte Alverne, realizamos um teste simples utilizando um mapa de diagnóstico. Construímos uma caixa fechada de isopor com lentes de graus variados. Colocamos na parte da frente as lentes, e no fundo interno da caixa uma frase digitalizada com letra normal. Identificamos algumas crianças com problemas de visão nas turmas de séries iniciais do ensino fundamental e alunos de 5ª série, que serão encaminhadas através da coordenação pedagógica da escola para uma avaliação médica. Compreendemos que, as lentes são o meio que as pessoas tem de amenizar algum problema de visão. Existem diversos tipos de doenças prejudiciais a nossa visão, e se as detectarmos no início, maior as chances de tratamento.


PROJETO: ELETROMAGNETISMO (Caroline Inês Klein, Daniele Cristine Vicente Frantz e Karen Inês Frey)
Professora orientadora: Núria Meurer
Apresentado em 08/09/2010.

O eletromagnetismo é o fenômeno que explica a relação entre eletricidade e magnetismo. A descoberta levou a a um melhor entendimento da natureza e luz, que é uma propagação de perturbação eletromagnética. Existe uma variedade de instrumentos que fazem parte do nosso cotidiano. Como exemplo, temos a campainha elétrica, os motores elétricos, o funcionamento das usinas hidroelétricas, os transformadores de tensão e os cartões magnéticos. O objetivo deste projeto era reconhecer uma ligação imã-eletricidade através da utilização de imãs em um experimento. A representação é demonstrada através de linhas imaginárias que transitam no pólo norte e no pólo sul. As cargas elétricas negativas e cargas elétricas positivas, passam por cada ponto de um campo magnético, que é caracterizado pelo vento denominado indução elétrica ou indução magnética. Compreendemos ao final da pesquisa, que a força de atração exercida pela interação dos polos sul e norte, através de fenômenos químicos e biológicos, determinam a força eletromagnética.


PROJETO: ENERGIA ( Everton Ricardo Kleist e Ismael Ivan Heck)
Professora orientadora: Núria Meurer
Apresentado em 08/09/2010

Energia é a capacidade de produzir trabalho. Tudo precisa de energia para se mover, trabalhar, respirar ou crescer. O objetivo do trabalho é mostrar para alunos e colegas os tipos de energia que existe, como podemos economizar energia, as consequências e os cuidados que devemos ter com nossos hábitos e como podemos evitar o desperdício de energia. De acordo com pesquisas realizadas, encontramos informações sobre o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel. Foi criada em 1985 pelo governo Federal Brasileiro para promover a economia e consumo racional de energia elétrica do país, eliminar o desperdício e reduzir os custos e os investimentos no setor de energia elétrica. O Selo Procel foi introduzido para orientar consumidores no momento em que forem comprar um produto que funciona com energia elétrica, como refrigeradores, freezers, condicionadores de ar, máquinas de lavar roupas, lâmpadas fluorescentes, televisores e ventiladores de teto. O selo Procel também indica que esses produtos tiveram reduções de impactos ambientais quando foram fabricados. Estes aparelhos são classificados de acordo com a sua capacidade de economizar energia usando letras do alfabeto, de A até N. Os aparelhos mais econômicos apresentam no selo a letra A, e os menos econômicos apresentam a letra G. Concluímos que a energia não desaparece, ela muda de um tipo para outro. A energia pode ser criada através de hidrelétricas, locomotivas a vapor, roda-d'água e cataventos, e é por isso que devemos economizar energia. É preciso que todas as pessoas que consomem energia elétrica diariamente, lembrem de não deixar lâmpadas ligadas desnecessariamente e eletrodomésticos ligados por tempo inadequado. Diminuindo a conta de luz também ajudamos a preservar o Meio Ambiente. Podemos gastar menos sem precisar mudar o estilo de vida.


PROJETO: ELETRICIDADE (Danrlei Jean Frantz, Leonardo Felício Baron e Osvaldo Rademann)
Professora orientadora: Núria Meurer
Apresentado em 08/09/2010

Eletricidade é uma forma de energia, ela nos fornece luz, calor e força. É a ela que devemos o rádio, a televisão, o cinema e o telefone. A eletricidade entra em nossas casas e salas de aula através de fios condutores. A corrente elétrica percorre um circuito constituído de fios de cobre ou alumínio, que podem ser ligados ou desligados por chaves comutadoras ou disjuntores. Quando desliga-se a chave rompe-se o circuito elétrico. Nosso principal objetivo foi construir um modelo de ligação de energia elétrica em uma residência. Demonstramos através desse modelo, como podemos economizar energia elétrica substituindo lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes. A natureza é um bem de todos e sua preservação é responsabilidade de cada um de nós. Rever algumas atitudes de consumo e desperdício de energia elétrica é assunto que deve ser abordado constantemente.

PROJETO: ELETRICIDADE – CORRENTE ELÉTRICA (Aline Cristina Behling e Jéssica Inês Soder)
Professora orientadora: Núria Meurer
Apresentado em 08/09/2010.

Eletricidade é a passagem de elétrons em um condutor. A corrente elétrica é a quantidade de carga que ultrapassa determina secção em um dado intervalo de tempo. A corrente contínua possui um fluxo constante, e a corrente alternada tem um fluxo zero, ou nulo, pois o fluxo de elétrons muda de direção continuamente. A Lei de Ohm descreve a relação entre a intensidade e a tensão de uma corrente elétrica. A dependência da eletricidade e dos aparelhos modernos, indica uma relação do homem com fatos da natureza e o seu modo de vida. Os principais objetivos do nosso projeto eram aprofundar o conhecimento sobre eletricidade, formação da corrente elétrica e criar um modelo para facilitar o aprendizado. Compreendemos que a quantidade de elétrons que estão presentes na água da bateria atravessa os filamentos dos condutores e chega até a lâmpada e gera luz. Através de entrevista realizada com professores entendemos que a energia elétrica é gerada em usinas hidrelétricas, termoelétricas, nucleares e também por aproveitamento do vento, energia conhecida como eólica.


PROJETO: ELETRICIDADE – POTENCIAL ELÉTRICO (Jaíne Carolina Behling, Rosângela Fritzen e Tatiane Kloh)
Professora orientadora: Núria Meurer
Apresentado em 08/09/2010.

A eletricidade é um fenômeno natural. O ser humano apenas aprendeu a controlar e usar a eletricidade presente na natureza. A eletricidade sempre existiu, mas os povos primitivos a desconheciam, embora muitos fenômenos elétricos, como o relâmpago, ocorressem a sua volta. O potencial elétrico é uma grandeza criada para descrever e analisar situações físicas em corpos elétricos. Os objetivos deste projeto eram o de identificar maneiras de reduzir o gasto com energia elétrica. Também economizar na hora de comprar lâmpadas e ver o potencial elétrico de cada lâmpada. A potência é medida em watts e todos os aparelhos elétricos possuem uma indicação de sua capacidade potencial e voltagem. Através do conhecimento que adquirimos, realizamos um experimento, para servir de orientação de economia de energia elétrica, onde usamos lâmpadas incandescentes e fluorescentes demonstrando as diferenças de potencial das mesmas, demonstrando como podemos economizar energia elétrica usando de forma correta as lâmpadas.


PROJETO:GRAVIDADE (Douglas Augusto Frantz e João Miguel Rabuske)
Professora orientadora: Núria Meurer
Apresentado em 08/09/2010.
Gravidade é a força de atração mútua que os corpos materiais exercem uns sobre os outros. A lei da gravitação universal foi formulada pelo físico inglês Isaac Newton em sua obra Philosophiae Naturalis Principia Matematicamente, publicada em 1687 que descreve a lei da gravitação universal e as Leis de Newton – as três leis dos corpos em movimento que assentaram-se como fundamento da mecânica clássica. O trabalho de pesquisa tem como objetivo estudar mais sobre o assunto, porque a gravidade faz parte do nosso dia-a-dia e temos certeza que é importante aprender sobre o como funciona o que nos mantém no chão, e faz tudo ser atraído para o centro da Terra. Para entender melhor, construímos dois experimentos que demonstrassem a força da gravidade. O primeiro foi um mini-chuveiro que mostra a influência da pressão na gravidade e o segundo um alvo com dois tipos de dardos, mostrando a importância da quantidade de massa nos objetos da gravidade. Ao final do trabalho compreendemos que quanto maior a massa de um objeto, mais força ele exerce no ar. A gravidade tem muita influência sobre a pressão, surgindo a hidrostática que é a parte da física que estuda os líquidos e os gases em repouso, sob a ação de um campo gravitacional constante. Podemos verificar o seu funcionamento na água que sai da torneira, nas represas hidrelétricas que geram a energia elétrica e na pressão que o ar está exercendo sobre os nossos corpos nesse exato momento.


PROJETO: ELETRICIDADE (Jonathan Guilherme Frantz Rauber e Mathias Luiz Dupont)
Professora orientadora: Núria Meurer
Apresentado em 08/09/2010

A eletricidade é de suma importância para os seres humanos, trazendo vários benefícios e conforto. A palavra eletricidade vem do grego elektron, que significa âmbar, que é um fenômeno físico originado por cargas elétricas estáticas, ou em movimento, e por sua interação. Eletricidade é a passagem de elétrons em um condutor. Bons condutores são na maioria, da família dos metais, como o ouro, a prata, o alumínio e o cobre, assim como alguns materiais de propriedades físicas alteradas, que conduzem energia com perda mínima, denominados supercondutores. Já a porcelana, o plástico, o vidro e a borracha são bons isolantes. Isolantes são materiais que não permitem o fluxo de eletricidade. Considerando que a história da eletricidade é de grande interesse para nós, assim como o surgimento da mesma, tivemos como objetivos pesquisar sobre a história da eletricidade, averiguar e produzir um pisca-pisca em série e paralelo. Confirmamos através de entrevista realizada com eletricista, e o experimento realizado, que em uma ligação de um circuito em série de lâmpadas com baterias, liga-se o terminal positivo de uma bateria ao terminal positivo de uma lâmpada, o outro terminal desta mesma lâmpada que é negativo vai ser conectado no terminal positivo de uma segunda lâmpada, sendo que o outro terminal desta, que é negativo, vai ser ligado ao terminal negativo da bateria. Na ligação de um circuito em paralelo de lâmpadas, que podem também fazer parte de um conjunto de pisca-pisca, ligamos os terminais positivos das duas lâmpadas e conectamos ao pólo positivo da bateria, fazendo após, também a ligação dos terminais negativos das lâmpadas conectando ao pólo negativo da bateria.


PROJETO: ONDAS SONORAS (Rosimeri A. U. Schmidt e Sabrina Soares)
Professora orientadora: Núria Meurer
Apresentado em 08/09/2010

No mundo em que nos rodeia, os fenômenos físicos são uma presença constante, dentre eles, se destacam os movimentos e as ondas, O som é uma onda. Como a luz, os sinais de rádio e de televisão são transmitidos através do espaço por ondas. Os principais objetivos do projeto eram conhecer alguns tipos de ondas e entender melhor como elas funcionam no mundo em que vivemos. As ondas são caracterizadas pelos seguintes elementos: amplitude, comprimento de onda, frequência e período. As ondas sonoras, por serem mecânicas, podem, se propagar apenas através de
meios materiais e, como qualquer onda,.a sua velocidade de propagação depende de características físicas do meio. Esse meio pode ser sólido, líquido ou gasoso. As ondas de uma corda, quando balançamos, vibram no sentido vertical, mas propagam-se na direção horizontal, provocando uma perturbação no ar e a sua volta. Propagando-se pelo ar, essa perturbação produz regiões de compressão e distensão. Realizamos um experimento com uma caixa de sapato e três elásticos, dando a ideia de uma guitarra, para verificar os sons agudos e graves. Compreendemos que quanto mais fino o elástico, mais agudo o som e quanto mais grosso o elástico mais grave o som.


PROJETO: ESPELHOS (Ana Cláudia Kleist e Gustavo Kloh)
Professora orientadora: Núria Meurer
Apresentado em 08/09/2010

Espelhos são instrumentos ópticos que tem por base fenômenos da propagação da luz. A luz ao incidir numa superfície, se reflete, parcial ou totalmente, voltando ao meio de propagação. Basta ser uma superfície refletiva para ser considerado espelho. O conjunto de espelhos tem cinco modelos: o plano, o esférico, o parabólico, o elíptico e o cilíndrico. O presente trabalho tem como objetivo pesquisar sobre a maneira mais eficaz de aprendizado sobre espelhos, utilizando métodos e técnicas. Também mostrar e comprovar as diversas formas de imagem e cor que podemos obter. A quantidade de luz refletida depende da espécie do material, do ângulo segundo o qual incide. Quanto mais polidos são os espelhos, maior quantidade de luz é capaz de refletir. A reflexão da luz que incide sobre o obstáculo é uma das condições para que vejamos os corpos iluminados, pois é a luz refletida por eles que atinge nossos olhos e provoca a formação das imagens. Compreendemos através da pesquisa, que todos nós usamos espelhos. O espelho está presente no nosso dia a dia, nos objetos e móveis. Os espelhos estão entre nós em todos os lugares.


PROJETO: IMÃS (Danieli Luiza Breunig e Jéssica Frantz)
Professora orientadora: Núria Meurer
Apresentado em 08/09/2010

Magnetismo é a parte da física que estuda os materiais magnéticos, materiais capazes de atrair ou repelir outros, ocorrendo com materiais eletricamente carregados. Desde a antiguidade os gregos já conheciam o fato de certas pedras terem a capacidade de atrair pequenos objetos metálicos; sabe-se hoje que tais pedras constituem os chamados imãs naturais e são compostos por um minério chamado magnetita. Um imã atrai alguns materiais em sua direção, a isto chamamos de magnetismo. Nem tudo é magnético. Existem algumas coisas que você não consegue atrair com um imã. Colocando dois imãs próximos um do outro se verifica, que pelo um deles, ficará sujeito a uma força que o atrairá um para o outro, ou repelirá um do outro. Todo imã possui um pólo norte e um pólo sul, estes polos estão nas extremidades do imã. Tendo em vista saber mais sobre os imãs, até porque visitamos o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS e lá vimos vários experimentos, decidimos aprofundar nosso conhecimento, através de pesquisas bibliográficas, entrevistas com especialistas e demonstração de pequenos experimentos confeccionados com materiais simples. Compreendemos ao final da atividade que o imã apresenta duas regiões bem distintas nas quais as ações magnéticas são mais intensas.


PROJETO: AS LEIS DE NEWTON (Francielle Inês Parkert e Geovana Luiza Scheibler)
Professora orientadora: Núria Meurer
Apresentado em 08/09/2010

As leis de Newton são as leis que descrevem o comportamento de corpos em movimento, formuladas por Isaac Newton. Estas leis foram publicadas em 1687, em três volumes intitulado Philosophiae Naturalis Principia Mathematica. Isaac Newton nasceu no ano de 1642, e durante sua vida foi um dos maiores cientistas dos últimos tempos, foi um físico, matemático e astrônomo inglês. Neste projeto de pesquisa tivemos como objetivos conhecer o trabalho de Isaac Newton ao formular as leis da mecânica e do movimento, que constituíram a base dos avanços da ciência moderna, e como estas leis interferem no nosso dia a dia. Realizamos entrevistas e também desenvolvemos um experimento que prove o uso das três leis de Newton, em um único equipamento. As leis explicam sobre vários comportamentos relativos ao movimento de objetos físicos. O experimento foi montado usando duas garrafas plásticas encaixadas uma em cima da outra, com água até o topo, e o restante da garrafa é completado com ar, com um furo na parte de baixo, encaixado neste lugar um balão que serve de bomba, fazendo a água sair do reservatório para um chuveiro que fica ligado a garrafa por um cano num segundo furo na parte superior. A primeira lei de Newton é o princípio da inércia, que define a inércia como um corpo que esteja em movimento ou em repouso, tende a manter o seu estado inicial, na segunda lei de Newton ou princípio fundamental da mecânica, que diz que a resultante das forças que agem num corpo é igual ao produto de sua massa pela aceleração adquirida, e a terceira lei de Newton ou lei de ação e reação, diz que para toda força aplicada, existe outra de mesmo módulo, mesma direção e sentido oposto.


PROJETO: REDUÇÃO DO SOM (Gabriel Bohnen e Marcelo Bender)
Professora orientadora: Núria Meurer
Apresentado em 08/09/2010

O som pode ser produzido de várias formas. Uma delas é a transformação de energia elétrica em energia sonora como o que acontece nas buzinas. Outra forma de produzir sons é por atrito. Ao atritar dois corpos você percebe que produz sons característicos. O som resulta de vibração de um corpo, mas não se propaga no vácuo somente nos sólidos, líquidos e gases. Quando envelhecemos, a nossa capacidade auditiva diminui, transpondo isso para a linguagem física, dizemos que, com o tempo, o intervalo de sons audíveis se torna cada vez menor. Como objetivos, aperfeiçoamos nossos conhecimentos sobre o assunto, realizamos um experimento baseado em uma caixa de madeira centralizada de outra caixa, colocando nas bordas serragem, e na caixa do centro uma saída de som. Com este experimento queríamos provar a redução do som em ambientes fechados em aproximadamente 70%. A escolha do assunto baseou-se no fato do som ser um meio de comunicação, e está presente nos sólidos, líquidos e gases.


PROJETO: AS ONDAS E O SOM (Fernanda Rademann, Josiane Bartz e Maikelli Rademann)
Professora orientadora: Núria Meurer
Apresentado em 08/09/2010

Todo som é gerado por uma onda, podendo ser de dois tipos, ondas mecânicas e ondas eletromagnéticas. As ondas mecânicas são as que necessitam de meio material para se propagar. As ondas eletromagnéticas propagam-se sem a necessidade de meio material que as suporte. O som é uma onda mecânica e a luz uma onda eletromagnética. O objetivo principal do projeto científico foi descobrir como o som se propaga no Universo. Para entendermos melhor sobre o assunto, realizamos um experimento, usando água, garrafas e um cabo longo de madeira, para vermos que a altura depende de sua frequência. Compreendemos através da pesquisa e do experimento realizado, que onda é a perturbação de qualquer grandeza física, e que através das ondas a tecnologia se moderniza, possibilitando-nos maravilhas como o micro-ondas, a televisão, o rádio e as comunicações via satélite. Já com o som percebemos que ele se propaga num meio líquido, sólido ou gasoso. Qualquer problema que interrompa o processo de propagação do som, pode causar deficiência auditiva, desde a diminuição da capacidade de ouvir determinados sons até a perda da audição.

PROJETO: ESPELHOS PLANOS(Dara Cristina Kuntz, Elaine Inês Frantz e Paula Cristmann)
Professora orientadora: Núria Meurer
Apresentado em 08/09/2010

O espelho plano é uma superfície polida plana, que forma imagens virtuais, imagens que se formam “atrás” do espelho. Quando olhamos para o espelho, vemos a imagem que se forma na superfície do espelho e não atrás dele. Através deste projeto relatamos o significado de espelhos planos, a formação da imagem, os tipos de imagens formadas e a cultura atual que supervaloriza o culto ao corpo, provocando uma doença conhecida por anorexia dos espelhos. A incidência maior desta doença está principalmente entre os mais jovens, pois caracteriza-se pelo excessivo medo de engordar e o desejo de emagrecer a todo custo, colocando em risco a sua saúde. Devido a esta distorção na percepção corporal que podemos dizer que a pessoa que sofre de anorexia cai na armadilha do espelho, pois apesar da excessiva magreza, ela se percebe com excesso de peso, passando a não se alimentar. Compreendemos ao final da atividade prática realizada no laboratório com uso de diversos tipos de espelho, que o espelho é toda e qualquer superfície polida que reflete regularmente a luz que recebe. A imagem do objeto é vista então no ponto de encontro dos prolongamentos dos raios refletidos. A imagem que parece se formar atrás do espelho, é chamada imagem virtual. Também entendemos através de pesquisas que a anorexia não é uma doença da modernidade, ela é estudada há cerca de trezentos anos.


PROJETO: GRAVITAÇÃO UNIVERSAL (Luana Beatriz Fritzen e Luana Laís Wagner Budde)
Professora orientadora: Núria Meurer
Apresentado em 08/09/2010

A gravitação Universal é uma força de atração que ocorre entre dois corpos. A lei da gravitação explica o movimento das estrelas, do Sistema Solar e da Terra. A força gravitacional modifica a direção do movimento dos planetas, mantendo em sua órbita a trajetória desses corpos celestes. A escolha do assunto para realização deste trabalho foi devido a curiosidade em saber porque quando soltamos uma pedra ela cai ao invés de subir. Criamos um experimento para demonstrar que a gravidade existe, e entender melhor como ela atua. Concluímos após pesquisas realizadas, que a gravidade faz com que os corpos adquiram uma aceleração, sendo varável nas diferentes regiões do globo terrestre. A gravidade da Lua causa as marés oceânicas na Terra, e que em um corpo formado por massa é possível determinar um ponto onde todo o peso fica concentrado, ao qual conhecemos por centro da gravidade, e que quanto mais embaixo o centro da gravidade estiver mais estável será o equilíbrio.


PROJETO: MAGNETISMO (Charles Alex Staub, Cristiano Henrique Soder e Mateus Kist)
Professora orientadora: Núria Meurer

Apresentado em 08/09/2010

Magnetismo é a propriedade que certos materiais tem de atrair ferro e outras substâncias. O magnetismo está ligado ao movimento de elétrons nos átomos, onde uma carga em movimento gera um campo magnético. Iniciamos nossa pesquisa quando visitamos o Museu da PUC-RS, quando interagimos com um experimento chamado Freios Magnéticos, onde inicialmente foram utilizados para facilitar as frenagens em geral de trens, sendo uma inovação tecnológica, com base em dados sobre eletromagnetismo. Nosso principal objetivo é descobrir porque o magnetismo é capaz de absorver os objetos e conhecer um pouco da história do magnetismo. Através de um experimento desenvolvido pelo grupo, conseguimos entender melhor a atuação dos materiais magnéticos. A primeira referência ao material magnético conhecida sobre uma substância capaz de atrair outras é a de Tales de Mileto. Segundo ele os habitantes da cidade de Magnésia, uma região da Grécia, conheciam uma metal com tal propriedade. O Químico inglês Humphry Davy obteve o metal magnésio pela primeira vez, em 1808, sendo produzido por Faraday em 1833. Os imãs mais conhecidos são peças de metal que atraem alguns outros tipos de metal. Estes imas conservam permanentemente seu magnetismo e são chamados imas permanentes. Os mais utilizados são de aço ou ligas de ferro, níquel e cobalto. Alguns imas são formados por metais combinados com o oxigênio, conhecidos como imas de cerâmica ou ferritas, podendo ser duros ou brandos.

PROJETO: A LUZ E AS ONDAS ELETROMAGNÉTICAS (Karina Beatriz Lauchner e Régis Bohn)
Professora orientadora: Núria Meurer
Apresentado em 08/09/2010

A luz é considerada muito importante para os seres humanos, porque é a única faixa de todo espectro eletromagnético que nossos olhos conseguem perceber. Com o passar do tempo o ser humano aprendeu a criar objetos que emitem luz, como lâmpadas e lanternas. Os objetivos principais de nosso trabalho são conhecer as ondas eletromagnéticas, como a luz se propaga em várias direções e no vácuo. Através de pesquisas bibliográficas, entendemos que a luz não precisa de nenhum meio material para se propagar. As ondas eletromagnéticas se propagam rapidamente, com um intervalo de comprimento de onda , algumas visíveis e outras que só podem ser vistas através de instrumentos especiais, como telescópio, radiotelescópio e espectroscópios. Compreendemos ao final do nosso trabalho, e principalmente através do nosso experimento, que a luz e as ondas eletromagnéticas são formadas por fenômenos ondulatórios, ocorrendo absorção da luz, ou reflexão da luz, ou ainda a refração da luz, dependendo do meio de propagação.


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