Projeto destaque 2011

REAPROVEITAMENTO DE GARRAFAS PET E CAIXAS DE SUCO CONCENTRADO NA CONSTRUÇÃO DE AQUECEDOR SOLAR


Douglas Gustavo Schaefer
                                                                                  Gustavo Adriano Schulz
                                                                                   Luis Henrique Kern
                                                                                8ªB – Ensino Fundamental
                                                                                Profª: Núria Meurer


INTRODUÇÃO
 Usamos energia elétrica na maioria dos equipamentos domésticos. Neste trabalho iremos falar sobre reaproveitamento de garrafas pet e caixas de sucos na construção de aquecedor solar, pois buscamos uma energia alternativa para aquecer principalmente a água do chuveiro que usamos, e que é o maior consumidor de energia elétrica na nossa residência.
No nosso projeto pesquisaremos sobre a importância do aquecedor solar, a sua história, a energia solar, como ocorre a captação da energia solar, como funciona o sistema de aquecimento, como podemos adquirir aquecimento por água quente, como ocorre o aquecimento a vapor, o aquecimento por água irradiante, o aquecimento elétrico por irradiação, o aquecimento por ar quente e como funciona a bomba de calor. Realizaremos um experimento reaproveitando material reciclável, como garrafas pet e caixas de suco concentrado para demonstrar que o aquecedor com garrafas PET ( polietileno tereftalato) realmente funciona.
 Escolhemos este projeto devido a sua abrangência e praticidade. Quando utilizamos garrafas PET estamos reaproveitando uma matéria prima abundante e sem custos. O uso de embalagens tetra pak é ainda mais importante, pois este tipo de embalagem é de difícil reciclagem, embora algumas soluções tenham sido apresentadas, ainda não há um destino definitivo. Além do mais, este projeto tem um alcance social importantíssimo, pois o uso deste tipo de aquecedor reduz em cerca de 30% o custo da conta de energia elétrica preservando os recursos naturais e possibilitando um banho quente para todos.
Esperamos poder mostrar, através deste projeto, a importância da produção de um aquecedor solar na economia de energia elétrica através de energia alternativa, e de baixo custo.